Os pôsteres são um dos tipos mais antigos e comprovados de material de marketing. Os pôsteres são uma maneira eficaz de chamar a atenção para suas vendas, eventos, arrecadação de fundos e muito mais.
Embora não haja uma maneira certa de fazer um pôster, ainda existem práticas recomendadas de design de pôsteres que você deve seguir.
Por isso, decidimos escrever o melhor e mais detalhado guia de design de pôsteres que existe. Se você quer aprender a criar um pôster do zero, está no lugar certo.
Essas dicas de design de pôsteres podem ser aplicadas praticamente a qualquer pôster que você criar. Então vamos entrar nisso!
Clique para avançar:
Identifique o objetivo do seu pôster
Considere seu público-alvo
Decida onde compartilhar seu pôster
Selecione um modelo de pôster profissional
Escolha um esquema de cores relevante ou de marca
Inclua uma chamada à ação clara
Use fontes para criar uma hierarquia de informações
Use ícones para visualizar conceitos e chamar a atenção
Adicione imagens e fotos de alta qualidade
Baixe e exporte no formato certo
Como criar cartazes para diferentes ocasiões
Como criar um pôster do zero
1. Identifique o objetivo do seu pôster
A etapa mais importante no processo de criação do pôster é entender por que você está criando esse tipo de material promocional em primeiro lugar.
É por causa de fins publicitários para um novo produto? Para chamar a atenção do público sobre um show na área? Para destacar detalhes importantes sobre uma campanha? Ou apenas porque há uma venda chegando? Todos esses são objetivos que alguns modelos de pôster envolventes podem ajudá-lo a alcançar.
Se você pensar em seus principais objetivos desde o início, poderá usar esses objetivos para guiar suas escolhas como faria um designer profissional.
Por exemplo, se o objetivo de seu pôster é convidar sua comunidade para um evento de arrecadação de fundos , seu pôster deve ser projetado estrategicamente para ajudá-lo a atingir esse objetivo. Uma regra comum para a comunicação escrita é que a simplicidade vence.
Dê uma olhada em outro cartaz do evento de arrecadação de fundos
Só para você saber, alguns de nossos modelos de pôster são gratuitos e alguns exigem uma pequena taxa mensal. Inscrever-se é sempre gratuita, assim como o acesso ao editor online de arrastar e soltar da Venngage.
Agora, se você está procurando por cartazes informativos para o seu evento de arrecadação de fundos, aqui está outro exemplo que você pode ter em mente:
Comece com um objetivo e planeje seu pôster personalizado em torno dele.
2. Considere seu público-alvo
Em seguida, você deve considerar quem está tentando alcançar com seu pôster. Responder a esta pergunta provavelmente irá lembrá-lo de todos os detalhes importantes que você deve destacar enquanto faz seu pôster.
Por exemplo, digamos que você esteja anunciando um evento pelos direitos das mulheres como abaixo:
Agora compare com este outro design abaixo:
O objetivo e o público em cada um desses modelos são diferentes e ambos os designs atrairão grupos distintos de pessoas. Certifique-se de ter decidido exatamente a quem deseja apelar, antes de entrar na ferramenta de criação de pôsteres on-line e iniciar o processo de criação.
Uma vantagem desses pôsteres atraentes é que podemos ver visuais inclusivos, elementos maximalistas e formas ousadas - que são algumas das maiores tendências de design gráfico deste ano .
Além disso, lembre-se de que você pode fazer vários pôsteres que atendam a diferentes personas de clientes . Você não precisa usar um para cada tipo de cliente!
3. Decida onde deseja compartilhar seu pôster
A última coisa que você deve determinar para economizar tempo - antes de criar seu pôster - é onde ele será compartilhado.
Gostaria de pendurá-lo na parede? Ou apenas compartilhe com seus seguidores nas redes sociais para que eles possam deixar comentários e enviar para outros amigos?
É importante decidir onde deseja que seu pôster seja visto antes de começar a trabalhar em seu criador de pôster online. Isso ocorre porque, como você verá abaixo, otimizar um pôster adequadamente para impressão é um pouco diferente do Twitter ou do Facebook.
Otimize seu pôster para impressão
Você provavelmente tem uma ideia de onde vai compartilhar seu pôster. O local onde você decide fixá-lo pode ajudá-lo a tomar algumas decisões de design.
Se você planeja imprimir seu pôster, há algumas diretrizes básicas que você deve ter em mente.
Visualize onde você irá fixar seu cartaz
No entanto , se for para uma parede com vários outros pôsteres de filmes , imprima seu pôster em um tamanho maior para que se destaque:
Mas se estiver em uma parede relativamente vazia, imprima em um tamanho menor e prenda um monte deles para criar pôsteres com uma pegada maior, como os modelos de pôsteres minimalistas abaixo:
Se você está procurando mais ideias para apresentar suas descobertas de forma eficaz, pesquise em nossa seleção de modelos de pôsteres científicos .
Selecione um tamanho de papel padrão
A menos que você queira criar um fundo de pôster grande, provavelmente não quer gastar dinheiro para imprimi-lo. Você mesmo pode imprimi-lo, simplesmente projetando seu pôster personalizado para caber no papel de impressora padrão ISO A1-A5.
Com a Venngage, você pode redimensionar magicamente qualquer um de nossos modelos de pôster em Carta, A3, A4, A5 e quaisquer dimensões personalizadas com apenas alguns cliques. Primeiro, clique na guia Configurações e selecione o tamanho que deseja:
A opção de redimensionamento da página também reformatará o conteúdo do pôster para ajustá-lo ao novo tamanho selecionado — se desejar. Esse recurso simples economizará MUITO tempo a longo prazo, então não deixe de experimentá-lo.
Você pode redimensionar manualmente seu pôster à moda antiga, atualizando o tamanho da página:
Você também pode definir o tamanho do plano de fundo do pôster em pixels, polegadas ou centímetros.
Dito isso, para a maioria dos pôsteres que você vai imprimir, é melhor usar os tamanhos predefinidos. Isso garantirá que sua impressora possa realmente imprimir um belo pôster.
Definir marcas de sangria para impressão
Na impressão, “sangria” é quando você tem uma imagem ou objeto tocando a borda da página. Ao criar um pôster com uma imagem nivelada com as bordas do pôster, a impressora deixará automaticamente um fino espaço em branco ao redor da borda do papel.
Quando o documento sangra, ele precisa ser impresso em uma folha de papel maior do que o design e, em seguida, recortado nas dimensões pretendidas.
Assim como no redimensionamento da seção anterior, você pode adicionar automaticamente marcas de sangria ao pôster com um único clique. Basta clicar nesta caixa de seleção na guia Configurações e as marcas de sangria serão adicionadas automaticamente:
Como você pode ver no exemplo de pôster acima, agora há uma borda branca adicionada ao seu design. Isso é - você adivinhou - as marcas de sangramento!
Otimize seu pôster para mídias sociais
Há menos restrições ao criar um pôster para a Web do que para impressão. Esta é uma ótima oportunidade para fazer algo realmente divertido com o seu design. Ainda assim, existem algumas diretrizes que você deve seguir.
Se você deseja que seu pôster tenha uma boa aparência nas mídias sociais, dimensione-o para a plataforma específica em que o está promovendo . Você pode querer fazer algumas versões diferentes de seu pôster para diferentes plataformas.
Lembre-se de que uma orientação quadrada ou retrato fica melhor para visualização em dispositivos móveis. As pessoas estão acostumadas a rolar para cima e para baixo no celular, em vez de um lado para o outro.
Estas são as dimensões ideais para cada uma das grandes plataformas de mídia social:
Facebook : 1200 x 628 ou 1200 x 1200 para quadrado
Twitter : 1024 x 512
Instagram : 1080 x 1080 ou 1080 x 1350 para retrato
Pinterest : você tem mais espaço de manobra aqui para comprimento, mas tente usar uma proporção de 2:3 a 1:3,5.
Se você estiver criando um pôster de anúncio para Twitter ou Facebook, os banners geralmente se encaixam melhor em seus feeds de notícias. Nesse caso, a orientação de paisagem é adequada.
Ou se você estiver procurando ideias de pôsteres de campanhas de conscientização para compartilhar em um painel do Pinterest:
4. Comece com um modelo de pôster profissional
Você não precisa contratar designers profissionais para criar fundos de pôster poderosos. Projetar seu próprio pôster pode parecer intimidador, mas com o criador de pôsteres gratuito da Venngage , você pode criar um pôster atraente on-line — para negócios, eventos virtuais, fatos científicos e muito mais.
Um modelo de pôster lhe dará uma base para criar seu próprio suporte de pôster, seu próprio design.
Comece escolhendo um modelo que ajudará a comunicar o objetivo do seu pôster. Procure modelos que reflitam o tema do seu pôster ou tenham o layout certo que você está procurando.
Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente ao escolher um modelo de pôster :
Procure um modelo de pôster com um layout adequado à sua visão e objetivos (por exemplo, posicionamento do cabeçalho, espaços reservados para imagens, ícones e muito mais).
Escolha uma amostra de pôster com as dimensões certas para onde você irá compartilhar seu pôster (ex. em uma parede, no Facebook, em uma campanha de e-mail marketing, etc).
Lembre-se de que você sempre pode personalizar seus modelos se houver aspectos do design que você não goste.
Por exemplo, se você deseja criar um pôster para sua feira de empregos, deve se concentrar no local, na data e nas vagas disponíveis:
No entanto, se você estiver criando cartazes informativos para aumentar o conhecimento e a conscientização sobre um feriado ou evento importante:
Se você estiver criando um pôster de anúncio para promover uma venda, o desconto e a data provavelmente devem ser as partes mais atraentes do seu pôster:
Como você pode ver, todos esses são ótimos modelos de pôster, mas cada exemplo é projetado para ajudá-lo a atingir um objetivo exclusivo. Portanto, certifique-se de escolher um modelo adequado ao seu objetivo e economizará muito tempo.
Agora, se você quiser aprender a criar um pôster de evento, pôster de negócios, pôster de vendas e muito mais, pule para a última seção. Lá você encontrará um guia mais aprofundado sobre como criar um pôster matador.
5. Escolha um esquema de cores relevante ou de marca
Uma das primeiras coisas que alguém provavelmente notará em seu pôster é o esquema de cores.
Na maioria dos casos, o esquema de cores apropriado será óbvio. Portanto, tente não pensar demais nisso!
Por exemplo, se você estiver criando um pôster para um evento de inverno, um esquema de cores verde, vermelho e branco quente evocará a sensação das férias.
Se sua empresa tem diretrizes rígidas de marca que você precisa seguir, então você pode incorporar as cores da sua marca em seus pôsteres personalizados.
Agora se você quiser usar as cores da sua marca em algum dos nossos templates de pôster, basta clicar na aba Kit Minha Marca no lado esquerdo da tela:
Em seguida, clique em uma das cores da sua marca para adicioná-la a qualquer modelo de pôster:
Clique na paleta novamente para alterar onde as cores da marca são usadas:
Com alguns cliques, você pode criar inúmeras variações do seu pôster, como:
No entanto, se você ainda está lutando para criar um esquema de cores relevante, dê uma olhada nos significados e emoções de cada cor.
A cor azul é geralmente associada à sabedoria, confiança e lealdade. Use esta paleta de cores em um pôster de negócios, evento ou marketing para torná-lo muito profissional:
O verde está associado à energia, ao meio ambiente e à tranquilidade. Faria sentido usar uma combinação de cores verde em um cartaz sem fins lucrativos ou de arrecadação de fundos, como abaixo:
O vermelho está associado à força, coragem e alegria. Também é super atraente, o que você pode ver no pôster minimalista, mas impressionante abaixo:
Como você pode ver, a teoria das cores deve ajudá-lo a escolher a paleta de cores certa rapidamente. Agora, se você não sabe por onde começar quando se trata de combinar cores, uma ferramenta geradora de esquema de cores como Coolors pode ser útil.
6. Inclua uma frase de chamariz clara
Depois de chamar a atenção de alguém, você precisa deixar bem claro quais são os próximos passos para ajudar. Isso é comumente conhecido como Call-To-Action (CTA).
Todo pôster, independentemente do tema ou tipo, deve ter um CTA. Caso contrário, qual é o sentido de criar um pôster em primeiro lugar?
Neste modelo de pôster de marketing, o CTA é o “ Cadastre-se Online ” na parte inferior:
O designer garantiu que esse CTA se destacasse do restante do pôster, destacando-o em azul e usando uma fonte exclusiva.
Além disso, eles tornaram o CTA muito simples de seguir. Você não quer tornar seu CTA uma tarefa árdua, especialmente se o seu pôster quiser que ele visite um site.
O mesmo pode ser dito sobre este modelo de cartaz de fitness:
Mas neste exemplo, o criador deste pôster fez o CTA se destacar ainda mais!
Como você pode ver, esses CTAs estão próximos à parte inferior do pôster. Isso é proposital e permite que o leitor obtenha mais informações antes de agir:
Já imaginou se a primeira coisa que você lesse em um pôster fosse o CTA? Seria muito confuso e provavelmente faria você ignorar o restante do pôster.
Nem todos os CTAs exigem que o leitor visite um site, ligue para uma empresa ou faça uma compra imediatamente.
Essa ação pode ser tão simples quanto contar aos amigos o que aprenderam no cartaz. Ou sobre quando acontece uma venda de garagem:
A chamada à ação neste pôster é, na verdade, toda a seção preta do pôster. A seção superior informa o leitor e a inferior os ajuda a realizar uma ação.
Nesse caso, a ação está visitando a venda de garagem, mas ainda é um CTA. Sem ele, ninguém saberia o que este pôster estava tentando fazer com que eles fizessem.
7. Use fontes para criar uma hierarquia de informações
Quais informações você escolhe incluir em seu pôster dependerão do objetivo de seu pôster.
Mas se você estiver criando um pôster razoavelmente padrão, a melhor prática é seguir uma hierarquia de informações.
Por exemplo, se você estiver criando um pôster de evento, as informações em seus pôsteres atraentes devem ser lidas nesta ordem:
O nome do seu evento.
A data e hora do seu evento.
Uma breve descrição do evento ou um slogan cativante.
O local do seu evento (se você optar por incluí-lo).
Uma simples chamada para ação, como um site, página de mídia social ou número de contato.
O nome da sua empresa, departamento, organização, etc.
Como você pode ver neste design de cartaz de evento, o designer usou um punhado de fontes diferentes para organizar as informações:
O título do evento obviamente usa a fonte maior, porque espera-se que chame a atenção de alguém. Também fornecerá ao leitor contexto para as outras informações no pôster.
Mas se eles não estiverem interessados em aprender mais, eles podem seguir em frente rapidamente com o dia depois de ler o título.
Caso tenham interesse no evento, podem passar para a próxima informação, a data.
O designer usou um amarelo brilhante para chamar sua atenção logo após ler o título do evento. Se eles tivessem usado um branco simples, a informação teria sido facilmente esquecida.
O slogan do evento está em itálico abaixo do título, dando ao leitor um pouco mais de contexto sobre o evento. Novamente, se isso parecer interessante para o leitor, ele pode passar para a próxima informação e assim por diante.
Esse processo ajudará a eliminar pessoas que realmente não precisam ver o CTA no final do seu pôster.
E, finalmente, depois de passar por todas as informações, o CTA na parte inferior usa outra fonte e cor em negrito para que as pessoas não percam.
Você pode imaginar como seria difícil navegar neste pôster se eles tivessem usado a mesma fonte? Pareceria um trabalho de conclusão de curso que ninguém quer ler.
Agora, se você está lutando para decidir como deve ser a hierarquia do seu pôster, pense nas informações mais importantes que deseja que o leitor passe.
Neste exemplo, o título do evento, o local e o CTA parecem ser os mais importantes.
Além disso, a cor da fonte usada neste design contrasta excepcionalmente bem com a cor de fundo do pôster . Se você escolher uma fonte que não contraste, será muito difícil ler seu cartaz.
Como você pode ver abaixo, uma boa regra é usar uma cor de fonte clara em um fundo escuro:
Ou uma fonte escura em um fundo claro:
Mesmo se você usar uma única fonte em seu pôster, poderá criar rapidamente uma hierarquia de informações apenas alterando a cor, o tamanho ou o peso da fonte. Então, novamente, não pense demais!
8. Use ícones para visualizar conceitos e chamar a atenção
Ícones são símbolos usados no design para representar conceitos. Os ícones são a maneira perfeita de aprimorar seus pôsteres personalizados. Você pode usar ícones para embelezar pontos e, em certos casos, substituir texto.
Eles também são ótimos para ilustrar ideias rapidamente. Ou você pode fazer dos ícones o ponto focal principal do seu design, como o modelo abaixo:
Lembre-se destas práticas recomendadas ao usar ícones no design do pôster:
Escolha ícones com um estilo consistente (espessura da linha, plana ou ilustrada, arte de linha ou preenchida).
Use ícones com moderação e deixe muitos espaços em branco para deixar seu design respirar.
Adicione uma borda simples ou uma forma de plano de fundo aos seus ícones.
Se você substituir o texto por ícones, certifique-se de que o significado seja bem óbvio.
Vamos dar uma olhada em algumas dessas práticas recomendadas em ação, começando por manter seus ícones consistentes.
Como você provavelmente sabe, existem alguns tipos diferentes de ícones que você pode usar. Alguns são planos e podem ser alterados para combinar com a cor do seu pôster com muita facilidade:
Enquanto outros são ilustrados, e as cores não podem ser alteradas:
Quaisquer que sejam os ícones que você escolher ao criar um pôster, certifique-se de que os estilos sejam consistentes, como nos exemplos acima.
Portanto, se você usar um ícone plano em uma seção, use ícones planos em todo o pôster e vice-versa.
Em seguida, vamos falar sobre como usar espaços em branco corretamente quando se trata de ícones. Se você não sabe, o espaço em branco é o espaço aberto em torno de um elemento de design, como um bloco de texto, um título ou um ícone:
Sem ele, o design do seu pôster parecerá apertado e pouco profissional. Isso também tornará seu pôster muito difícil de ler ou navegar. Confira como o pôster abaixo parece estranho sem espaço em branco adequado:
Parece uma bagunça, então certifique-se de usar espaços em branco em todo o pôster!
Uma maneira muito fácil de criar esse espaço em branco ao redor de seus ícones é usando uma forma de plano de fundo ou borda. Cada ícone no modelo abaixo usa uma forma de fundo:
Usar formas de fundo dessa maneira não apenas dará aos seus ícones algum espaço para respirar, mas também os tornará muito mais atraentes. Sem as formas de borda no exemplo acima, os ícones teriam apenas desaparecido no fundo.
Além disso, se você estiver usando ícones ilustrados, o design ficará muito mais consistente em todo o pôster:
E, finalmente, a melhor prática, certifique-se de que, se você substituir o texto por um ícone, o leitor realmente o entenderá. O exemplo do pôster abaixo ilustra bem essa tática na seção de contato:
Os leitores serão capazes de decifrar esses ícones porque eles já são muito usados no mundo real. Outros podem não ser tão fáceis de entender, então você pode ter que adicionar um rótulo ou título a eles. Como abaixo:
OBTER ESTE MODELO DE PÔSTER
Com a Venngage, você pode trocar rapidamente qualquer ícone em seu pôster ou um de nossos modelos de pôster personalizáveis , com apenas alguns cliques. Primeiro, selecione qualquer ícone em seu pôster e clique no botão Substituição
Depois é só procurar o ícone que deseja, e clicar nele para substituir:
9. Use imagens e fotos de alta qualidade
Se você prestou atenção aos modelos e exemplos deste artigo, deve ter notado que eles usam muitas imagens premium.
A ferramenta gratuita para criação de pôsteres da Venngage oferece imagens, ícones e gráficos gratuitos e premium para ajudá-lo a editar designs de pôsteres com facilidade, sem a necessidade de habilidades prévias de design. Aqui estão alguns exemplos de imagens em segundo plano:
Enquanto outros o tornam um dos principais pontos focais do pôster:
Mas todos eles usam imagens de altíssima qualidade, independentemente do tipo de pôster.
Se você planeja imprimir o pôster ou ampliá-lo, é importante usar fotos de alta qualidade. O leve embaçamento ou pixelização rapidamente se tornará um pesadelo.
Não importa se você está usando uma foto de estoque ou uma que você tirou, todas elas devem ser bem nítidas e claras. Às vezes, é melhor usar uma foto profissional em vez de uma foto pessoal borrada.
Além disso, a ferramenta gratuita de criação de pôsteres da Venngage é integrada ao Pixabay e ao Pexels para elevar seu design. Acesse impressionantes fotografias profissionais com apenas um clique.
Basta ir até a barra lateral esquerda e clicar na guia Fotos para abrir a barra de pesquisa:
Depois de encontrar a foto perfeita, basta clicar na foto para adicioná-la ao seu pôster.
Além disso, como acontece com os ícones, você pode trocar qualquer foto em seu pôster usando o botão Substituir :
Depois de selecionar Substituir , você pode procurar qualquer foto em nossa biblioteca e inseri-la no pôster com um clique:
Agora, se você não quiser usar nenhuma de nossas fotos, você pode fazer upload de suas próprias imagens arrastando-as na tela ou selecionando Image Upload na barra lateral esquerda:
Como você pode ver, adicionar suas próprias fotos ao pôster é muito fácil, apenas certifique-se de escolher as fotos certas.
10. Baixe e exporte seu pôster no formato ideal
Depois de terminar seu pôster, é hora de compartilhá-lo com o mundo. Na Venngage, você pode baixar rapidamente seu pôster clicando no botão Download no lado direito da tela:
Em seguida, selecione o tipo de arquivo que você deseja que seu pôster seja baixado:
Baixar seu pôster como PNG deve ser adequado para e-mails ou mídias sociais.
Mas se você quiser imprimir seu pôster, baixe-o como PNG HD. Isso garantirá que seu pôster fique nítido e perfeito assim que voltar da impressora!
Ufa, foi muita informação! Precisa de uma rápida recapitulação ou deseja compartilhar essas informações com sua equipe? Nós cobrimos você com este vídeo :
Como criar cartazes para diferentes ocasiões
Todos os conselhos descritos acima podem ser usados em praticamente qualquer pôster. Mas nesta seção final, vamos ser um pouco mais específicos.
Abaixo estão alguns dos tipos mais populares de pôsteres que você pode criar.
Mas, em vez de falar poeticamente sobre cada tipo de pôster, vamos esboçar uma lista de verificação simples para cada tipo de pôster!
Então vamos entrar nisso!
Como fazer um pôster infográfico
Escolha um tópico poderoso sobre o qual você gostaria de informar.
Faça sua pesquisa e reúna fatos relevantes.
Selecione um modelo excelente que o ajudará a chamar a atenção.
Adicione ícones e gráficos. A visualização de dados é fundamental em um pôster infográfico.
Crie uma hierarquia de conteúdo e destaque os insights mais interessantes.
Adicione seu logotipo e a marca da empresa.
Baixe em vários formatos e compartilhe.
Relacionado: O que é um pôster infográfico e como fazer um?
Como fazer um cartaz de evento
Comece com uma imagem ou cor de fundo interessante.
Use uma fonte grande e em negrito para o título do evento.
Adicione alguns enfeites ao título para torná-lo pop.
Adicione a data, local e hora do evento.
Inclua uma simples chamada à ação.
Descreva seu evento ou por que as pessoas devem comparecer.
Certifique-se de adicionar o logotipo e as cores da marca.
Relacionado: 10 ideias de design de pôsteres de eventos [+ Modelos gratuitos]
Como fazer um cartaz de marketing
Organize os 4 P's da sua estratégia: seu produto, preço, promoção e praça.
Escolha um design que marque seu público e fique bem no local escolhido.
Faça com que os detalhes da sua campanha sejam o foco do pôster.
Adicione imagens de alta qualidade do seu produto ou serviço.
Inclua uma chamada à ação relevante.
Incorpore sua marca.
Se você quiser se aprofundar nas etapas para criar um pôster de marketing e encontrar ideias de pôsteres de campanha, leia este artigo: Como criar um pôster de marketing (mais de 10 modelos incluídos).
Como fazer um cartaz de vendas
Comece com uma cor ou textura de fundo simples.
Faça da economia ou desconto o ponto focal principal.
Mostre onde ou qual loja está ocorrendo a venda.
Liste exatamente quais produtos estão à venda ou com desconto.
Adicione a data ou hora de início e término da venda.
Adicione algumas informações de contato ou um site
Inclua sua marca ou logotipo.
Como fazer um pôster médico
Selecione seu tópico de conscientização sobre saúde ou tema de informações médicas.
Escreva um título atraente com fontes em negrito.
Destaque dados, estatísticas e recomendações importantes.
Adicione imagens e ícones para facilitar a retenção.
Convide seu público para um site ou para acessar mais recursos.
Relacionado: 15 modelos de pôsteres médicos para educação de pacientes .
Como fazer um pôster imobiliário
Inclua algumas fotos de alta qualidade da casa ou do anúncio.
Adicione um cabeçalho atraente “À venda” ou “Para alugar”.
Liste o preço de compra ou o aluguel estimado.
Adicione o endereço da casa ou listagem.
Liste algumas das características mais interessantes da casa ou listagem.
Elaborar sobre a listagem, localização ou agência imobiliária.
Adicione uma simples chamada à ação.
Inclua as informações de contato do agente imobiliário.
Adicione o logotipo ou marca da empresa imobiliária.
Felizmente, essas listas de verificação simples ajudarão você a criar um pôster rapidamente!
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